O Parque
O Parque Nacional Iguaçu, criado em 1934 pela lei 12.103, com o objetivo de conservar as magestosas Cataratas do Iguaçu, um dos fenômenos naurais mais importantes do mundo, assim como a biodiversidade que as cerca, possui ao redor de 67.620 hectares, que foram declarados Patrimônio Natural da Humanidade em 1984, devido a suas belezas cênicas e à grande diversidade biológica da mata subtropical.
Este santuário natural localizado no extremo nordeste da República Argentina, com chuvas e temperaturas amenas (15º C em média no inverno e 30º C em média no verão), compõe um ambiente extremamente úmido e quase sem vento, devido à frondosa copa vegetal.
O Rio Iguaçu tem um percurso total de 1320 km até à sua foz no Paraná, 23 km depois das cataratas. Contornado por margens baixas, tem, na maior parte do seu percurso, uma largura variável, que vai de 500m a 1000m. Dentro do Parque Nacional, se alarga até uns 1.500m e se volta para o sul, para logo voltar-se novamente para o norte, formando um grande "U" que contém - em sua foz - o abrupto desnível de terreno que dá lugar às Cataratas: imponentes quedas d'água.
Em sua grande curva, uma proliferação de escolhos, ilhotas e grandes ilhas, fragmentam o rio em numerosos braços. Ao chegar ao barranco, cada um deles da lugar a uma queda d'água, cujo conjunto constitui o grande leque que são as Cataratas do Iguaçu.
Localizaçâo As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional Iguaçu, situado no extremo noroeste da República Argentina, na província de Misiones e pertence ao departamento de Puerto Iguazú. A cidade de Puerto Iguazú (Porto Iguaçu) fica situada a 17km das Cataratas, na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. A Província de Misiones fica na região nordeste da República Argentina e a quase totalidade de seus limites é formada por rios: Iguaçu, Paraná, Pepiri Guazú, Uruguai e o arroio Chimiray. Mais de 80% de seus limites são internacionais, encostando ao Norte e a Leste com a República do Brasil e a oeste com a República do Paraguai. Posadas é a capital da provincia de Misiones, se acha a 300km das Cataratas e a 1.350km ao norte de Buenos Aires, capital da República Argentina. Como Chegar Acesso ao Parque
Flora y Fauna O Parque Nacional Iguaçu abriga um Patrimônio Natural único no Mundo. No ano de 1984, foi declarado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO, devido à sua beleza cênica e grande diversidade biológica. A importância da conservação da área reside em que nela se protegem espécies que estão em perigo de extinção, tais como: onça pintada (Panthera onca), jaguatirica (Felis pardalis), jacutinga (Aburria jacutinga), macuco (Tinamus solitarius), que ainda encontram no Parque Nacional Iguaçu as condições para sua sobrevivência. • Uma flora autóctone com mais de 2000 espécies: frondosas samambaias, bromélias, orquídeas, palmeiras e árvores gigantescas que servem de suporte a uma grande variedade de trepadeiras que nelas se enroscam e que permanentemente produzem frutos que atraem macacos, quatis, cervos, tucanos, para nomear apenas alguns. • 450 espécies de aves que se exibem sem timidez nas primeiras horas da manhã e ao entardecer, podendo observar-se com facilidade tucanos, gralhas, quero-queros, papagaios e os incríveis "vencejos", uma espécie de gaviões, exclusiva da área das Cataratas do Iguaçu. CANARIOSPICA-PAU • 80 espécies de mamíferos, entre eles cinco variedades de felinos, recorrem ao mimetismo dos claro-escuros selvagens VEADOS QUATIS • Incontáveis variedades de insetos, entre os quais se destacam uma grande quantidade de borboletas coloridas. ![]() ![]() • Os inumeráveis cursos d'água da área são guardados por jacarés, tartarugas e garças, que se nutrem de peixes pequenos LAGARTOS JACARÉCAGADO COM BORBOLETA NO NARIZ GALERIA DE FOTOS DAS CATARATAS GARGANTA DO DIABO RIO PARANA LINHA DE TREM QUE DA ACESSO AS CATARATAS PONTE QUE DA ACESSO AS CATARATAS PONTE QUE DA ACESSO A GARGANTA DO DIABO MARCO DA FRONTEIRA ARGENTINA FARAOL ARGENTINO FRONTEIRA DO PARAGUAI PONTE BRASIL ARGENTINA LADO BRASILEIRO TRIPLICE FRONTEIRA BOA VIAGEM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário